A emergência dos enfoques da complexidade na América Latina. Tomo V.

Autores. Leonardo G. Rodríguez Zoya
Antônio Sales Rios Neto
José Júlio Martins Torres
Sérgio Luís Boeira

Descargar libro

Colección: Pensamiento complejo del sur
ISBN: 978-987-47495-7-4
Cantidad de Páginas: 278
Tapa blanda
Tamaño: 17 x 24 cm

 

¿Te gustaría un ejemplar en papel?

Si te gustó esté libro compra un ejemplar ahora!
El 100% de tu compra será destinada a la publicación de nuevos libros, así ayudas a la sustentabilidad de libros de acceso abierto.

Descripción del libro

 

Texto de la contratapa

A ciência, a sociedade, a universidade, a educação, a política, as empresas, as organizações, os indivíduos e até a humanidade como um todo, se deparam cada vez mais com "problemas de complexidade crescente". Neste contexto surgem novos desafios para todos os atores sociais, políticos, econômicos e científicos. A complexidade dos problemas fundamentais de nossas sociedades exige novas estratégias de pensamento, conhecimento e ação. Compreender a complexidade torna-se um desafio crucial para tornar as alternativas visíveis e construir novas possibilidades em um futuro incerto.

Transformar a sociedade de hoje em uma sociedade mais desejável requer compreensão, visão de mundo integradora e ação transformadora em questões fundamentais e complexas. Nesse contexto, o surgimento de abordagens de complexidade na América Latina torna-se relevante para pensar e agir coletivamente sobre os múltiplos desafios colocados pelos problemas complexos do Sul no século XXI.

Este trabalho testemunha um esforço coletivo sistemático, construído por mais de sessenta pesquisadores da América Latina, com o objetivo de problematizar as contribuições das abordagens da complexidade para superar os problemas complexos de nossa região. A obra compreende três eixos. Em primeiro lugar, são valorizadas as contribuições teóricas e metodológicas do pensamento complexo e das ciências da complexidade. Em segundo lugar, examina-se a complexidade de alguns problemas fundamentais da América Latina no campo da ciência, política, cultura e educação. Por fim, são expostas experiências práticas, programas de ação e construção de políticas sobre problemas complexos específicos.

Autores

Leonardo G. Rodríguez Zoya é pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina e professor universitário (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Tres de Febrero, entre outros). Doutor em Sociologia pela Universidade de Toulouse e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Ele tem incentivado várias iniciativas para a disseminação do paradigma da complexidade, entre as quais se destaca a Comunidade do Pensamento Complexo. Seu trabalho testemunha a busca de uma articulação prática entre o pensamento complexo e as ciências da complexidade para a pesquisa interdisciplinar sobre problemas complexos específicos das sociedades contemporâneas. Este trabalho se cristalizou em uma abordagem construtiva e interdisciplinar para o diagnóstico integrado de problemas complexos e o desenvolvimento prático de estratégias colaborativas visando à construção de futuros desejáveis.
Homepage: www.pensamientocomplejo.org

Antônio Sales Rios Neto é graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Consultoria Organizacional pela Universidade Federal do Ceará. Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, com atuações nas áreas de gestão de pessoas, tecnologia da informação, gestão judiciária, educação política, estratégia corporativa e governança pública. Investigador independente das Ciências da Complexidade, desde 2005, quando passou a realizar estudos correlacionados à cultura, à política, à ecologia, à sociedade e ao desenvolvimento humano.
Criou e manteve, de 2008 a 2012, a rede social Escola da Complexidade, voltada à integração e difusão de iniciativas realizadas no Brasil, vinculadas à abordagem da Complexidade, que reuniu aproximadamente 1.200 pesquisadores, consultores e estudantes interessados.
Colunista dos sites de jornalismo Outras Palavras e A Terra é Redonda e do Instituto Humanitas Unisinos, espaços que congregam intervenções públicas de intelectuais, acadêmicos e ativistas de movimentos sociais, políticos e culturais, para os quais escreve artigos ressaltando a abordagem da Complexidade no enfrentamento dos desafios contemporâneos.

José Júlio Martins Torres é graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Computação pela Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e tem formação em Dinâmica Energética do Psiquismo. Lecionou no Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza, e trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil. É membro da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes e criador da Academia da Realidade Fractal. Estudioso e pesquisador da Teoria da Complexidade aplicada às Organizações, à Estratégia, à Gestão e à Educação.
Homepage: https://teoriadacomplexidade.com.br

Sérgio Luís Boeira é graduado em Comunicação Social (Jornalismo) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Fez mestrado em Sociologia Política e doutorado em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua dissertação de mestrado tratou de juventude e ecologia política, enquanto a tese de doutorado tratou da indústria de tabaco e dos dilemas enfrentados por grupos sociais que a combatem. Atualmente leciona no Departamento de Ciências da Administração e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Também lecionou na Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Homepage: https://www.websergioluisboeira.com

 


Información adicional

Peso 0.350 kg
Dimensiones 17 x 24 cm
Autor Leonardo G. Rodríguez Zoya, Julio Antônio Sales Rios Neto, José Júlio Martins Torres, Sérgio Luís Boeira
Editorial Comunidad Editora Latinoamericana
Colección Pensamiento Complejo del Sur
ISBN 978-987-47495-7-4
Idioma Español
Encuadernación Encuadernación Perfect Binder: Biselado de lomo, Doble fresado y rallado + Cola lateral.
Cantidad de Páginas 278
Tapa Tapa blanda
Tamaño 17 x 24 cm

¿Has pensado en hacer una donación?

Sabemos que te encanta poder descargar libros gratuitos de acceso abierto y de alta calidad. Estamos felices de poder ofrecértelos. Para continuar publicando libros de acceso abierto, la Comunidad Editora Latinoamericana necesita tu ayuda. Tu donación será utilizada para la publicación de nuevas obras de acceso abierto que nos ayuden a pensar el presente y construir el futuro.

Haz una donación ahora!

Dona de modo seguro a través de

CEL - Imagotipo - 180x90